quarta-feira, 22 de junho de 2011

Solstício de Inverno - Yule

Um dos Sabbats Menores do ano, Yule é comemorado em/ou em torno de 21 de dezembro, em observância ao renascimento do Deus Sol, nascido anualmente a partir da Deusa. Não é por acaso que o Yule cai no Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano. Após o Solstício, o dia torna-se mais curto e o sol permanece à vista por um menor período de tempo diário até o Solstício de Verão em Dezembro o que significa o crescimento do Deus Sol, após seu renascimento. Na tradição pagã, o Sol representa a divindade masculina que a Deusa tinha dado à luz no alvorecer do tempo. Todos os anos, Ele renasce a partir da Deusa para ajudar a humanidade com a Colheita e nossa saúde.

No mito, é em Yule que outro evento significativo transparece: as batalhas do rei Oak com o rei Holly. No Solstício de Inverno, o rei Oak sai vitorioso com a Roda do Ano girando em seu favor, enquanto no Solstício de Verão, o Rei Holly ganha a batalha épica, e as estações que trabalham em seu favor. Esta batalha é ainda reencenada hoje, em certas partes da Europa e Ásia. O Yule foi também ficou estabelecido como a data de nascimento de Mitra, a descendência divina do rei Dom. 
                              
Originalmente, o Yule era celebrado pela sociedade pagã escandinava e alemã no período de tempo que hoje conhecemos como A.C. Por volta do século 4, muitas das tradições e crenças do Yule foram surpreendidos pela Igreja cristã. Eles viam o sistema de crenças pagãs como um inimigo, e em oposição direta ao cristianismo. Embora a trilha a seguir em território muito controverso, é importante incluir esta cruzada na descrição da história da Yule.

                          
Nos textos originais, havia sido documentado que Jesus Cristo nasceu no dia 14 de maio, em 6 AC. Cerca de trezentos anos depois de sua crucificação, a Igreja começou a crescer significativamente, e para aumentar o seu crescimento, foi necessário neutralizar alguns dos pontos de vista opostos, incluindo o paganismo. Em torno deste tempo, a Igreja restabeleceu o aniversário de Cristo como o 25 de dezembro, para neutralizar a celebração do nascimento de Mitra com o de Cristo, que se sobrepõem a 12 dias de Yule com o Natal. Além disso, muitas das tradições do Yule Pagão foram absorvidos pela Igreja, como a construção da Árvore de Yule. Esta informação não pretende desviar as pessoas das crenças do cristianismo, mas sim para informar de quantas dessas tradições foram inicialmente realizadas em Yule, e agora são realizadas durante o Natal - e mesmo porque você pode cantar uma canção de Yule no Natal.

Na Wicca, hoje, o Grande Caçador Cornífero é visto como a renovação do Sol do Solstício, em vez de o Rei Dom. Há muitas maneiras diferentes para se alegrar nesta celebração, com muitos deles sendo muito parecido com o Ritos antigos dos povos pagãos germânicos.
J. Roslyn Antle, Alta Sacerdotisa
A Coven 7Witches

                              


                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...