quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Wicca Diânica


O Dianismo é conhecida por muitos nomes como Magia Feminista Diânica e  Bruxaria Diânica. É uma denominação ou tradição da Wicca que se originou na década de 1970 nos Estados Unidos por Zsuzsanna Budapest. Talvez a característica mais importante desta tradição é o seu foco no feminismo e, portanto, a devoção à Deusa. A Wicca Diânica é uma combinação de muitos elementos, incluindo Magia Antiga, Wicca Tradicional Britânica, os valores feministas, a Magia Antiga Italiana (Stregha Wicca), bem como as práticas de cura alternativas. Esses tipos de tradição são geralmente encontradas em Covens com uma maioria de membros do sexo feminino, embora existam Covens com uma mistura de ambos os sexos.

Segundo os seguidores dessa tradição, a Deusa Onipotente é a fonte primária de toda a humanidade e, portanto, eles adoram a Deusa sobre todo o resto. Nota-se que, embora muitos bruxos pertençam a esta tradição em particular, há também muitos bruxos que partilham crenças similares que seguem outras formas de Wicca Diânica além da Wicca.
Há alguns Wiccanos Diânicos que são não-teístas, alguns são politeístas, enquanto os outros são monoteístas - a crença numa divindade nesta fé é uma decisão individual. Há, no entanto, algumas características comuns, que são únicas para este tipo de Wicca.
Algumas destas características de unificação do Dianismo incluem:
A preocupação com o meio ambiente.
A recepção positiva da diversidade cultural.
Ecletismo.
O conhecimento sobre os conceitos de transformação e da psique.
Houve uma época em que as homossexuais constituíam uma maioria dos membros da Wicca Diânica, mas atualmente você verá que os seguidores desta tradição incluem uma mistura de indivíduos de todas as orientações sexuais. Geralmente, os seguidores dessa tradição são bruxos da magia branca que não realizam encantos manipuladores nem lançam feitiços sobre os outros. Isso ocorre porque executar tal ato contraria a Rede Wiccaniana, o centro da Tradição Diânica não apenas, mas todas as formas de Wicca. Embora algumas pessoas sentem que as pessoas que criticam os direitos das mulheres possa ser digno de um feitiço, os fundadores da Tradição Diânica tem deixado claro que se opõem a todas as formas de maldição, mesmo sob essas circunstâncias.
Assim como qualquer outra forma de tradições wiccanas, a Wicca Diânica também consiste de vários festivais e formação de Covens. Os festivais ou sabás seguido pela Wicca Diânica são oito feriados da Wicca: Samhain, Yule, Imbolg, Ostara, Beltane, Litha, Lammas e Mabon.
Da mesma forma, os rituais, instrumentos e vocabulário utilizado pelos bruxos dessa tradição são semelhantes aos das outras tradições da Wicca.
Como mencionei anteriormente, a diferença mais importante entre a convenção Diânica desta e de outras práticas da Wicca é o foco em gênero. Geralmente, outras tradições Wiccanianas incluem tanto os homens como as mulheres, enquanto as Wiccas Diânicas enfatizam o feminino. Eles adoram a Deusa exclusivamente enquanto por outro lado, os seguidores do culto de outras tradições adoram tanto o Deus quanto à Deusa e os sacerdotes considerem que um equivale ao outro. Isso não quer dizer que as Bruxas Diânicas não adoram o Deus. Sim, mas eles consideram o Deus como um consorte da Deusa.
O termo Dianismo é uma palavra que foi derivada do nome de uma deusa romana, Diana, que tinha ninfas do sexo feminino como acompanhantes. Esta é a principal razão por que motivo as bruxas tem um enfoque feminista escolhendo este nome para a sua aceitação na fé Wiccaniana. É muito difícil resumir e definir o Dianismo porque, com a exceção da aceitação total do feminismo, existem diferentes ideologias entre os membros. É geralmente considerada uma tradição religiosa que apoia a diversidade, a criatividade e também exige que os seus membros sejam responsáveis. Para algumas pessoas, a Wicca Diânica é uma tradição formal que tem avançado em cosmologia, enquanto outras liturgias levam em conta essa tradição como puramente folclórica.Se você quiser aprender mais sobre a Wicca Diânica, Zsuzsanna Budapest escreveu vários livros sobre o assunto que você pode encontrar em sua biblioteca local.J. Antle Roslyn, Alta Sacerdotisa

Um comentário:

  1. preciso com urgencia de uma simpatia pr acabar com uma amizade que esta atrapalhando o casamento de meu filho,por favor obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...